Raio X - Debate Semanal

O que falta aos alunos do secundário quando entram no ensino superior?

20 Abril de 2024

A+ A-

Etiquetas em: Educação

RAIO X DEBATE SEMANAL com o jornalista Júlio Vera-Cruz

Tema: O que falta aos alunos do secundário quando entram no ensino superior?

Convidados:  Arnaldo Brito (Docente e presidente do Conselho de Qualidade da Uni-CV), Janice Graça (Pós graduada em Políticas de Educação), Marisa Moura (Socióloga, perita em formação profissional) e Waldir Almeida (Presidente da Associação Académica da Uni-CV). Mindelo)

O tema escolhido para o debate desta semana é a introdução, em Portugal, de um semestre propedêutico no início do ensino superior gizado para suprir deficiências dos alunos dos países africanos de língua portuguesa. De facto, estudos recentes demonstram que os alunos, nomeadamente, de Cabo Verde têm dificuldades no domínio da língua portuguesa e informática e que, alguns são obrigados a procurar trabalho como complemento às bolsas de estudo.
A Secretária de Estado para o ensino superior, Eurídice Monteiro, encorajou os alunos a seguirem o «semestre 0», em Portugal, e admite que as instituições de ensino superior em Cabo Verde devem adoptar, também, medidas para melhorar as competências obtidas no secundário .
No fundo, e nesta fase, o ensino superior deve desempenhar o papel de locomotiva de todo o sistema.

Que soluções? 1) O ministério da Educação deve introduzir um exame nacional para os alunos do 12º ano? 2) As universidades devem promover testes de seleção?