07 de maio de 2022
O Presidente do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO – BIDC iniciou hoje (07) uma visita a Cabo Verde para reunir-se com o recém-eleito Presidente do Conselho de Governadores da instituição, o Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia.
George Agyekum Donkor que também vai reunir-se com varias entidades publicas, disse a Rádio de Cabo Verde que a perspectiva é aumentar os investimentos do BIDC em Cabo Verde.
"Estamos muito cientes de que o vosso Governo tem estado muito bem no desenvolvimento de infra-estruturas, incremento das trocas comerciais, a nível do turismo, e pensamos que enquanto um banco comprometido em financiar projectos e programas na sub-região da CEDEAO, podemos ter um papel significativo no desenvolvimento do vosso País. Estamos aqui para colaborar com o Governo, estreitar as relações, acreditamos que podemos fazer isso consultando os principais decisores no Governo. Vemos também um deficit de infra-estrutura e como o banco pode se enquadrar no vosso Plano Nacional de Desenvolvimento".
Nos últimos 10 a 15 anos o BIDC investiu em Cabo Verde cerca de 40 milhões de Dólares Americanos, conforme George Agyekum Donkor.
"São cerca de 3 projectos, uma linha de credito para o novo banco, investimos num porto no Sal e estamos em processo de financiar um novo projecto de electricidade. Por isso até agora investimos quase 40 milhões de dólares americanos em vários sectores da economia".
A espectativa é que o investimento venha aumentar agora que o Vice- Primeiro Ministro de Cabo Verde Preside o Conselho de Governadores do BIDC.
"Estamos aqui para aumentar o investimento, especialmente quando o Vice-Primeiro Ministro é o Presidente do Conselho de Governadores. È importante para nós pelo menos fazer muitos investimentos durante o seu mandato e estamos aqui para colaborar com os decisores no sentido disso ser implementado".
RTC Online, com RCV
Programação