08 de dezembro de 2021
É um pulo grande aquele que a seleção de Cabo Verde acaba de dar na hierarquia do basquetebol a nível do continente africano.
A FIBA atualizou ontem o ranking das seleções e Cabo Verde subiu 26 lugares em África.
A seleção nacional ocupa agora a 10ª posição. A escalada de Cabo Verde no ranking africano deve-se, sobretudo, ao excelente desempenho que o combinado nacional teve no Afrobasket, realizado há três meses no Ruanda, tendo terminado no 4º lugar.
O ranking das melhores seleções basquetebol em África é liderado pela Nigéria, país que, curiosamente, foi atropelado recentemente por Cabo Verde na primeira fase do apuramento para o Mundial 2023.
No segundo lugar aparece a Tunísia e Angola completa o pódio.
Integram ainda o lote das melhores seleções, Senegal, Cote d’Ivoire, Egipto, Camarões, Marrocos, Mali, que é nono, e Cabo Verde fecha o top 10.
Ao subir 26 posições, Cabo Verde foi mesmo a seleção que deu o maior salto na tabela. Guiné Conacri, que avançou 19 lugares, Uganda e Sudão do Sul, que subiram 12, integram a lista das subidas mais espetaculares.
A nível mundial, sem surpresas, os Estados Unidos lideram o ranking. Espanha é segundo e Austrália terceiro.
A nível mundial, Cabo Verde ocupa a posição 74.
Seleção feminina perto do top 10
A seleção nacional feminina de basquetebol ocupa a 13ª posição do ranking africano, numa classificação liderada também pela Nigéria, atual campeã africana. Senegal (2º) e e Mali (3º) fecham o pódio. Moçambique, Angola, Egipto, Camarões, Cote d'Ivoire, RD Congo e Quémia fecha o lote das 10 melhores seleções femininas de África. A nível mundial, Cabo Verde está na posição 88. Tal como em masculinos, Estados Unidos, Espanha e Austrália constituem o pódio das melhores seleções mundiais femininas.
Para calcular o Ranking Mundial das seleções, a FIBA usa um método baseado em duas etapas:
1. Calcula e atribui pontos para cada jogo realizado por uma seleção;
2. Calcula o ranking de acordo com a média de pontos obtida por cada seleção em todos os jogos no período anterior de 8 anos.
Benvindo Neves
Seleção feminina ocupa o 13º lugar em África e 88º no Mundo
Programação