Ranking FIBA. Seleção masculina sobe 26 lugares em África e atinge top 10

08 de dezembro de 2021

A+ A-

É um pulo grande aquele que a seleção de Cabo Verde acaba de dar na hierarquia do basquetebol a nível do continente africano.

A FIBA atualizou ontem o ranking das seleções e Cabo Verde subiu 26 lugares em África.

A seleção nacional ocupa agora a 10ª posição. A escalada de Cabo Verde no ranking africano deve-se, sobretudo, ao excelente desempenho que o combinado nacional teve no Afrobasket, realizado há três meses no Ruanda, tendo terminado no 4º lugar.

O ranking das melhores seleções basquetebol em África é liderado pela Nigéria, país que, curiosamente, foi atropelado recentemente por Cabo Verde na primeira fase do apuramento para o Mundial 2023.

No segundo lugar aparece a Tunísia e Angola completa o pódio.

Integram ainda o lote das melhores seleções, Senegal, Cote d’Ivoire, Egipto, Camarões, Marrocos, Mali, que é nono, e Cabo Verde fecha o top 10.

Ao subir 26 posições, Cabo Verde foi mesmo a seleção que deu o maior salto na tabela. Guiné Conacri, que avançou 19 lugares, Uganda e Sudão do Sul, que subiram 12, integram a lista das subidas mais espetaculares.

A nível mundial, sem surpresas, os Estados Unidos lideram o ranking. Espanha é segundo e Austrália terceiro. 

A nível mundial, Cabo Verde ocupa a posição 74.

Seleção feminina perto do top 10

A seleção nacional feminina de basquetebol ocupa a 13ª posição do ranking africano, numa classificação liderada também pela Nigéria, atual campeã africana.  Senegal (2º) e e Mali (3º) fecham o pódio. Moçambique, Angola, Egipto, Camarões, Cote d'Ivoire, RD Congo e Quémia fecha o lote das 10 melhores seleções femininas de África. A nível mundial, Cabo Verde está na posição 88.  Tal como em masculinos, Estados Unidos, Espanha e Austrália constituem o pódio das melhores seleções mundiais femininas.

Para calcular o Ranking Mundial das seleções, a FIBA usa um método baseado em duas etapas:

1. Calcula e atribui pontos para cada jogo realizado por uma seleção;

2. Calcula o ranking de acordo com a média de pontos obtida por cada seleção em todos os jogos no período anterior de 8 anos.

 

Benvindo Neves

 

Seleção feminina ocupa o 13º lugar em África e 88º no Mundo

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios