07 de dezembro de 2021
Uma biblioteca batizada com o nome de Onésimo Silveira foi inaugurada na manhã de hoje (07) na Universidade do Mindelo, em São Vicente.
O espaço recebe todo o espólio bibliográfico do cientista político, poeta e ensaísta, cuja família entendeu ser o lugar adequado para acolher o mencionado donativo.
Para além dos mais de seis mil títulos recebidos, a biblioteca é ornamentada por um conjunto de objetos pessoais que pertenceram a Silveira.
Na inaugural que marca o 12º Aniversário da Uni-Mindelo, o Reitor Albertino Graça expressou gratidão pelo facto da universidade receber algo de valor singular, que engrandece a instituição e a cidade do Mindelo.
A Universidade promete cuidar e dotar a biblioteca de mais recursos, seja a nível de acervo bibliográfico como de recursos tecnológicos, para melhor servir a comunidade académica.
Ladeando os familiares, irmãos, filhos e sobrinhos, alguns dos amigos mais próximos de Silveira fizeram-se presentes dignificando o ato. Nessa qualidade, o autarca Augusto Neves considerou que o gesto da Uni-Mindelo uma homenagem à cultura nacional.
Antecedendo a visita à biblioteca, os presentes acompanharam, a partilha feita pelo jornalista e escritor José Vicente Lopes, das memórias que conserva de Onésimo Silveira, enquanto homem com afincado interesse em diferentes áreas do saber e da arte.
Para Vicente Lopes a conservação do espólio é um ato que deverá despertar interesse no resgate da história de Mindelo pelo seu papel pioneiro na educação formal e na cultural do cabo-verdiano.
RTC Online, com RCV
Programação