26 de novembro de 2021
Dia de jogo para a seleção nacional de basquetebol. Cabo Verde defronta esta manhã, às 09h00, a Nigéria. O duelo acontece em solo angolano, na cidade de Benguela. É o arranque da campanha de qualificação para o Mundial de Basquetebol 2023. Trata-se da primeira vez que a seleção de Cabo Verde entra numa disputa para o apuramento para o campeonato do mundo da modalidade.
O Combinado nacional chega moralizado, depois de há cerca de três meses ter feito uma boa campanha no Afrobasket, tendo ficado a um lugar do pódio. O jogo com os nigerianos está marcado para às 09h00, 11h00 em Angola.
Num plano teórico, Cabo Verde é atualmente uma seleção muito mais bem cotada que a Nigéria. Basta olhar para a classificação final dos dois países no mais recente Afrobasket. Cabo Verde quarta posição e Nigéria 12º lugar.
Só que, já se sabe, os rankings não ganham jogos. A equipa técnica da seleção nacional está ciente disso. É o próprio adjunto do selecionador Emanuel Trovoada, Danielson Miranda, a chamar atenção para a qualidade da equipa nigeriana
“Nigéria é sempre Nigéria, mesmo tendo ficado na posição em que ficou no Afrobasket deste ano. A grande maioria dos jogadores atua nos EUA, uns na NBA e outros nas universidades. Por isso, temos de encará-los sempre com muito respeito. Mas, claro, nosso foco é na vitória, vamos fazer tudo para ganhar, acreditando no nosso valor, na nossa qualidade.”
O jogo é no Pavilhão de Matrindindis, em Benguela, cidade onde vivem muitos cabo-verdianos. Eles têm sido incansáveis no apoio à caravana da seleção nacional. Um carinho que a equipa já tinha sentido também em Luanda, durante o estágio. Por isso, Danielson Miranda tem uma palavra de agradecimentos aos conterrâneos em Angola.
“Temos de agradecer o apoio que a comunidade cabo-verdiana nos tem dado aqui. Mas, também, recebemos palavras de incentivo dos próprios angolanos durante a preparação. Fomos muito bem recebidos e agradecemos.”
A equipa Nacional está na máxima força, o mesmo é dizer que todos os 12 jogadores convocados estão à disposição do selecionador para o jogo desta manhã.
Cabo Verde, recordo-se, desta vez não conta com uma das suas grandes estrelas, o pivot Edy Tavares. Mas, conta com nomes igualmente sonantes e já com muita experiência na seleção, como são os casos, por exemplo, de Jeff Xavier, Joel Almeida, o capitão Fidel Mendonça e Ivan Almeida.
Eis a lista completa dos convocados:
Bases
Hugo Correia e Silva
Jeff Xavier
Shane da Rosa
Extremos
Anderson Gomes
Ivan Almeida
Joel Almeida
Fidel Mendonça (cap)
Luís Teixeira “Jason”
Postes
Keven Gomes
Keneti “Michel” Gomes
Aiton Marques
Amarilson Lopes
O jogo não tem transmissão televisiva mas poderá acompanhar o livescore no site da FIBA, aqui:
Benvindo Neves
Programação