Basquetebol. "Vai ser emocionante estar em Benguela com a Seleção Nacional" - Mané Trovoada

08 de novembro de 2021

A+ A-

A seleção cabo-verdiana de basquetebol viaja na próxima semana para Angola. É lá que a equipa nacional vai disputar os jogos da primeira mão da primeira fase do torneio de qualificação para o Mundial 2023.

Os jogos com Nigéria, Uganda e Mali, do grupo A, acontecem nos dias 26, 27 e 28 deste mês, em Benguela, mas Cabo Verde parte com 10 dias de antecedência para se preparar em Luanda.

“Estamos a trabalhar juntamente com o presidente da Federação e todo o staff para planificarmos já o estágio a partir de Angola. Numa primeira fase, a ideia seria trabalharmos de 17 a 22 em Luanda. Porquê Luanda? Porque ali temos três equipas com as quais podemos jogar: o Petro, o 1º de Agosto e o Inter. E também temos a seleção de Angola. Já estamos em contacto quer com a seleção, quer com os clubes”, declarou Mané em entrevista à Rádio de Cabo Verde   

O selecionador nacional tem estado a trabalhar com parte dos jogadores no Pavilhão Vavá Duarte. Quanto àqueles que estão fora do país, viajarão para Angola em dois grupos.

“A janela é a partir do dia 21. Há um grupo que termina na semana de 13, 14 e 15, e então vai connosco. E há três ou quatro jogadores, os que estão em Espanha, têm jogos a 21. Esses, a ideia seria partirem no dia 22, juntarem-se a nós [em Luanda] e no dia 23 estarmos em Benguela.”

É a primeira vez que a seleção nacional disputa o acesso ao Campeonato do Mundo de Basquetebol. O selecionador quer que Cabo Verde “agarre a oportunidade”.   

Nesta fase inicial da campanha de qualificação, Cabo Verde tem como adversários Nigéria, Mali e Uganda. Os jogos da primeira mão acontecem em Benguela, a cidade de onde é natural o Mané Trovoada. Por isso, vai ser um regresso especial à casa.

“Para mim vai ser emocionante. Sei o carinho e o respeito que a minha cidade tem por mim, mas também sei que sou um profissional. Lembro-me que liderei um projeto do Sporting de Benguela, meu clube de formação, nos últimos quase três anos que estive em Angola e rever toda aquela gente, a família, vai ser muito bom. Provavelmente, vamos estar a jogar em casa, e estando lá um filho da cidade penso que vai ser fantástico. Quero que os jogadores desfrutem”, rematou.

O primeiro jogo de Cabo Verde é no dia 26 de novembro frente à Nigéria. No dia 27, a equipa nacional mede forças com Uganda e, a 28, duelo com Mali. Os jogos da segunda mão serão em julho do próximo ano.

Benvindo Neves

 

Emanuel Trovoada vai estar com a seleção nacional em Benguela, sua cidade natal



Artigos Relacionados