Mais atenção ao estilo de vida para combater a hipertensão - Vanda Azevedo

01 de outubro de 2021

A+ A-

Mais atenção ao estilo de vida porque a população consome muito sal e cerca de 40% dos habitantes são obesos, fatores que concorrem para a hipertensão arterial, doença mais comum na Terceira Idade.

O alerta é da Coordenadora do Programa Nacional  de Prevenção e Controlo das Doenças Cardio-cerebro-vasculares, Vanda Azevedo a margem de um webinar para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Idosa em conjunto com o Dia Mundial do Coração.

Um terço dos hipertensas não sabem que o são e nos diagnosticados, quase a metade não controlam, tomam medicamentos mas não fazem atenção ao estilo de vida.

Por exemplo, a OMS recomenda pelo menos o uso de 5 gramas de sódio por dia, mas em Cabo Verde consome-se em média  9,3 gramas por dia.

A obesidade  é outro fator que preocupa as autoridades de saúde. No País, 40% da população está acima do peso. Até a menopausa existe uma carga de hipertensão arterial nos homens enquanto que a partir da idade da menopausa é nas mulheres onde se regista um maior número de casos. 

E é na população idosa é que se encontra o maior número de casos de hipertensão, conforme, Vanda Azevedo.

 

RTC Online, com RCV (Joana Lopes)

Disponibilizado Online por Marcos Fonseca



Artigos Relacionados