Electricidade com novos preços a partir de Outubro

24 de setembro de 2021

A+ A-

As novas Tarifas de Eletricidade para a Electra e a Águas e Energia da Boa Vista (AEB) entram em vigor, a partir de 1 de outubro. Elas foram aprovadas pela Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) a 31 de  Agosto através das deliberações números 34 e 35.

Os resultados dos ajustes e os impactos nas tarifas estão espelhados abaixo. As tarifas de eletricidade (incluindo o IVA), que acompanham de perto os preços dos combustíveis, podem ser identificadas em três momentos:

  • Antes da pandemia da Covid-19 (2019), os consumidores do primeiro escalão da Electra pagavam 28$30, por KWH.
  • Com a pandemia (2020), houve uma descida de preços dos combustíveis e consequente queda tarifária nos valores da eletricidade, os consumidores passaram a pagar 21$10, por KWH.
  • Atualmente, devido ao aumento dos combustíveis no mercado internacional, regista-se uma nova subida do preço da eletricidade, a partir de 1 de outubro, os consumidores passam a pagar 28$50, por KWH.

Contrariando esta tendência, houve uma contínua redução da Tarifa Social, devido ao desconto na tarifa normal, que passará, a partir de 1 de outubro, de 30 para 50 por cento. 

Com a anunciada redução do IVA na eletricidade, de 15 para 8%, os valores ficam abaixo dos de 2019.

 

RTC Online com RCV

Disponibilizado Online por: Marcos Fonseca



Artigos Relacionados