NOSI anuncia lançamento da "Chave Móvel Digital Cabo Verde"

02 de setembro de 2021

Carlos Tavares Pina, Presidente do Conselho de Administração do NOSI
A+ A-

A "Chave Móvel Digital Cabo Verde" vai ser lançada dentro de dois meses. Trata-se de um projecto executado pelo NOSI e seus parceiros, que vai permitir que todo o cidadão cabo-verdiano tenha uma autenticação digital segura e forte. Isso segundo, Carlos Tavares Pina vai permitir a instituição, acelerar o processo de transicao digital do país.

Projecto "Chave Móvel Digital Cabo Verde", foi criado pelo Governo, para facilitar a relação entre o Estado e os cidadãos. De entre inúmeras vantagens vai evitar a multiplicação dos espaços físicos e aproximar a administração pública dos cidadãos e das empresas. Significa, por exemplo que, uma pessoas dentro ou fora do país pode solicitar qualquer documento, via digital.

Este é um dos três grandes pilares de atuacao do NOSI para os proximos dois anos. Eixos considerados estratégicos para a transição digital do país.

Um outro eixo de atuação é a interoperabilidade entre sistemas. Tudo para adequar os servicos públicos aos novos tempos.


De referir que a Chave Móvel Digital Cabo Verde" vai ser facultada a todos os cidadãos nacionais e residentes, maiores de 16 anos.