Arrancou hoje em todo o país a vacinação contra o HPV para crianças dos 0 aos 13 anos

16 de agosto de 2021

A+ A-

Araranca hoje em todo o país a vacinação contra o virus do Papiloma Humano, HPV. As meninas com 10 anos de idade, serão vacinas contra o HPV, a partir desta segunda feira em todos os centros de saúde do país.

É prever o futuro e proteger a mulher daí a necessidade de vacinar crianças antes da entrada da atividade sexual como forma de contribuir para a redução de cancro uterino. Numa primeira fase, serão vacinadas cerca de 4900 meninas com 10 anos, cuja vacinação iniciou esta segunda-feira em todos os centros de saúde do país.

A vacina contra o virus do Papiloma Humano engloba meninas dos 10 aos 13 anos e requer duas doses para garantir a imunização, cujo impato terá na saúde das mulheres, na redução da morbidade e mortalidade.

Tendo em conta a pandemia da Covid-19 e as medidas sanitárias em vigor, o Centro de Saúde de Achada e Santo António inicia a marcação para a vacinação do HPV a partir do meio dia desta segunda-feira, e a vacina so será administrada na próxima sexta-feira para evitar aglomeração de pessoas. 

Segundo informações colhidas neste centro, no decorrer da vacinação vai-se fazer a avaliação da mesma e introduzir as melhorias que se impõem. O cancro uterino é um problema de saúde pública mundial e o HPV é transmitido por contacto sexual responsãvel por 70% dos casos do cancro do colo do útero registados em todo o mundo.



Artigos Relacionados