Efeméride. Seleção basquetebol teve a primeira competição internacional há 40 anos

02 de agosto de 2021

A+ A-

Completou ontem, 40 anos que pela primeira vez uma Seleção Nacional de Basquetebol participou numa competição internacional, fora do país.

Foi em 1981, que a Seleção de Cabo Verde de juniores foi a Nouackchott na Mauritánia participar junto com outros países da Zona II, na 1ª edição  Taça Emir SidAhmadOuld Aida.

Quatro décadas depois, o capitão José Manuel Vieira "Zé Anguila", conta como foi a experiência que considera fantástica.

Antes de partirem para a Mauritánia, conforme Zé Anguila os dois grupos reuniram-se em São Jorginho, Santiago, num estágio muito bem organizado e foram alertados que seriam os únicos com idade de juniores.

Em Nouackchott a delegação cabo-verdiana teve uma receção surpresa e foi muito bem tratada conforme o jogador que lembre que só tiveram problemas, com os hábitos alimentares.

Essa primeira saída em que Cabo Verde trouxe a Taça Fair Play, segundo Zé Anguila significou muito para a internacionalização do basket cabo-verdiano mas o capitão, lamenta que não ter havido uma sequência regular.

Também participaram nessa digressão, os seguintes atletas: Orlando Mascarenhas (Orlandinho), Francisco Livramento (Tchiquito), Osvaldo Évora Lima (Duval), Lázaro Graça (Lass), José Pina (Zeca), Adolfo Fonseca (Doca), Jorge Pereira (Bilucas), Pai, Zé di Maio e os falecidos: Caíto e Luís Lima.
A equipa técnica era formada por: Christian Rocha; Miguel Arcângelo Silva (Gôf) e Arlindo Lima (Duca). A caravana foi chefiada pelo professor Rui Torres, o dirigente foi Nildo Brazão e o árbitro José Barreto (Djô Borja).



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados