PAICV diz que vai votar contra o Orçamento Retificativo para 2021

27 de julho de 2021

João Baptista Pereira, Líder Parlamentar do PAICV
A+ A-

O PAICV deixa entender que vai votar contra o Orçamento Retificativo para 2021 por considerar que esse orçamento é despesista e intransparente. Outro ponto importante da agenda desta última sessão de julho é o debate sobre o Estado da Nação, estado esse, que o PAICV classifica de mau.

Dois pontos importantes na agenda da última sessão parlamentar de julho. Um deles é o Debate sobre o Estado da Nação e o maior partido da oposição já fez o seguinte diagnóstico. "O Estado da Nação é mau. É mau por causa da Covid-19 que impactou muito negativamente a economia. É mau, também, por causa outras medidas ou falta delas. Temos empresas e as familias em dificuldades,  desemprego está elevado, o rendimento está em queda, o país está altamente endividado e a pobreza está a aumentar" - João Baptista Pereira, Líder Parlamentar do PAICV.

Outro ponto desta sessão parlamentar é a discussão e aprovação do Orçamento Retificativo para 2021. O PAICV não vê razões para a aprovação deste orçamento.

O PAICV critica também o pedido que o Governo fez ao Parlamento para se flexibilizar as regras orçamentais, aumentando o limite do endividamento interno de 3 para 5%. O PAICV diz estar à espera das respostas a um conjunto de informações que pediu ao Governo antes de decidir sobre este assunto. E uma das informações pedidas tem a ver com as contas da Cabo Verde Airlines.

Pediu também informações sobre a recapitalização do Banco de Cabo Verde que neste momento está com capitais próprios negativos e diz ainda estar à espera das respostas.



Artigos Relacionados