Tchumass veio e foi-se logo... dos Camarões para Guiné Conacri à procura de novo passaporte para Camarões

23 de junho de 2021

Maria Correia "Tchumass"
A+ A-

A seleção cabo-verdiana de basquetebol feminino está desde esta terça-feira na Guiné Conacri. No próximo fim-de-semana (26 e 27) enfrenta o combinado local, numa eliminatória a duas mãos. Quem sair melhor qualifica-se para o Afrobasket 2021, que vai decorrer nos Camarões, em setembro.

Uma das convocadas do selecionador António Moreira “Zola” é a super-atleta Maria Correia. Thumamai ou Tchumass, como é conhecida, esteve no CAN de andebol que terminou na semana passada nos Camarões. A jogadora chegou a Cabo Verde na passada segunda-feira, depois de uma longa viagem Camarões – Costa do Marfim – Senegal – Praia. Ela fez parte da equipa que fez história ao participar pela primeira vez na história do País no Campeonato Africano de Andebol feminino. Cabo Verde perdeu dois jogos e ganhou outros dois. Performance que valeu a conquista do troféu secundário da competição, a Taça Presidente.

Maria Correia “Tchumass” chegou à Praia já de noite. No dia seguinte, terça-feira de manhã, já estava a rumar, novamente, ao mesmo aeroporto para viajar com uma outra seleção nacional, a de basquetebol, para mais uma missão igualmente exigente: qualificação para a maior competição de basquetebol feminino a nível de seleções: o Afrobasket.

O caso é digno de destaque. Não é a primeira vez que Tchumass teve de trocar de modalidade para representar a mesma bandeira. Já por diversas ocasiões esteve a jogar por Cabo Verde em modalidades diferentes.

"Já representei Cabo Verde no andebol, no voleibol, no basquetebol, no andebol de praia e no voleibol de praia. Vestir a camisola da seleção é sempre um orgulho para mim, é o resultado de muito trabalho e dedicação durante todo esse tempo como atleta. Sinto-me privilegiada de poder representar o País em todas as modalidades que pratico. Estou disposta a dar sempre o meu máximo, dar tudo o que tenho para a minha Nação", dizia Tchumass, recentemente, numa reportagem difundida no Jornal de Desporto da Rádio de Cabo Verde é reproduzida também aqui no RTC/Desporto.

Pode conferir ou recordar a reportagem, na íntegra, aqui: https://www.rtc.cv/noticia/noticia-details?id=7296

Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


Artigos Relacionados