Parlamento: Primeiro-ministro apresentou hoje as prioridades do programa do Governo

14 de junho de 2021

Ulisses Correia e Silva, Primeiro-ministro de Cabo Verde
A+ A-

Massificar a vacinação, relançar a economia e o emprego, eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta, aumentar a resiliência do país e diversificar a economia. São as prioridades do programa do Governo, apresentado hoje pelo Primeiro-ministro no Parlamento.  

Como não podia deixar de ser, a vacinação apresenta-se como a primeira grande meta do Governo. O Primeiro-ministro garantiu que até agosto, mais de metade da população elegível será vacinada. 

Ulisses Correia e Silva voltou a frisar que mais vacinas estão a caminho para que a promessa de mais de 70% seja atingida, permitindo a abertura ao turismo. O Governo pretende acionar o Conselho de Concertação Social para estabelecer um acordo de médio prazo para a recuperação e o relançamento da economia.

Para tal, o Executivo promete imunizar, de imediato, toda a população do Sal e da Boa Vista. 

O Primeiro-ministro diz, ainda, que outra prioridade é dinamizar a economia social e solidária e estimular a inclusão produtiva das mulheres. Os programas sociais vão também ser reforçados, como medidas de combate à pobreza.

Outro compromisso assumido é dotar o país de um bom sistema de segurança e justiça. 

Correia e Silva garantiu esforços para melhor a governança climática com arranjos institucionais e planeamento sensível ao clima, como pressuposto para um desenvolvimento sustentável.