Manutenção do stock dos bancos de sangue constitui um problema em Cabo Verde

14 de junho de 2021

A+ A-

A manutenção do stock dos bancos de sangue constitui um problema em Cabo Verde. É uma constatação da Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Transfusional, que vem a propósito do Dia Mundial do Doador de Sangue que hoje se assinala e celebra-se desde 2014 por iniciativa da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é homenagear os doadores e, ao mesmo tempo, apelar à doação de sangue. A efeméride lembra o nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner em 1868 responsável pela descoberta do fator RH.

A coordenadora do Programa Nacional de Segurança Transfusional confirma que o processo de doação e recolha estão a voltar, paulatinamente, à normalidade por causa da demanda. Conceição Pinto apela à doação de sangue para ajudar a salvar vidas e garante em entrevista à RCV que está fora de causa qualquer risco de transmissão da Covid-19 através da transfusão.

Entre 2019 e 2020 o número de pessoas que doaram sangue é quase igual ao número das que receberam, o que demonstra a necessidade de se manter uma reserva acima do habitual. Por isso, a Coordenadora Nacional de Segurança Transfusional apela às pessoas para doação de sangue. E hoje é dia Mundial do Doador de Sangue sob o lema: “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”.



Artigos Relacionados