Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil: ICCA visita hoje as zona de extração de inertes em Santiago Norte

11 de junho de 2021

A+ A-

O ICCA antecipa para hoje o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil celebrado amanhã com o lema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho em 2002 para lembrar a apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferencia Anual do Trabalho, a efeméride tem como principal objetivo alertar a comunidade e os governos sobre a realidade do trabalho infantil.

As celebrações ganham este ano uma dimensão maior porque 2021 é o «Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil» declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019. A resolução destaca os compromissos dos Estados-membros da ONU de “tomar medidas imediatas e efetivas para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e tráfico de seres humanos e assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e uso de crianças-soldados e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas”.

O palco escolhido pelo ICCA é Santa Catarina, em Santiago Norte e uma das atividades é uma visita à zona de extração de inertes. A presidente do ICCA reconhece que os casos de trabalho infantil acontecem, sobretudo, no interior de Santiago Norte.

A Presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente considera que o trabalho infantil ainda não é muito expressivo em Cabo Verde. No entanto, reconhece a necessidade de uma forte ação de sensibilização,para evitar aumento do fenómeno. 

O ICCA assinala o dia mundial de combate ao Trabalho Infantil, justamente, em Santiago Norte.  

Apesar de não dispor de dados atuais, Maria Livramento Silva acredita que a pandemia da Covid-19 poderá aumentar o risco de trabalho infantil. 

Neste Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil a presidente do Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente, Maria Livramento Silva, apela a colaboração de todos no sentido de combater o trabalho infantil. Maria Silva lembra que a tarefa da criança é brincar e estar na escola.



Artigos Relacionados