NOSI e empresa húngara Pont Systems cooperam em infraestruturas TIC e capacitação de pessoal

09 de junho de 2021

A+ A-

NOSI e empresa húngara da área das tecnologias Pont Systems assinam memorando de entendimento, visando colaborar na área das infraestruturas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e capacitação de pessoal. Os responsáveis do NOSI estão optimistas quanto às oportunidades que este memorando abre e a Pont Systems quer fazer de Cabo Verde uma plataforma para poder alcançar outros mercados africanos.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração do NOSI a assinatura deste memorando de entendimento com a empresa húngara Pont Systems trará a Cabo Verde novas oportunidades na área das novas tecnologias, nomeadamente no que tange às infraestruturas e capacitação de pessoal.

Quanto à Pont Systems vê nesta parceria com o NOSi uma oportunidade de chegar a outros mercados africanos."Através do mercado cabo-verdiano poderemos chegar ao mercado africano nesta área das tecnologias e crescer. Estamos interessados na Africa Ccidental e na África Lusófona. No que se refere a Cabo Verde poderemos melhorar a infraestruturação deste Data Center, possibilitaremos, também, a entrada de jovens cabo-verdianos na escola de tecnologias que temos na Hungria. Cabo
Verde e Hungria já têem um acordo no domínio da educação e poderemos entrar nesse acordo e facilitar a deslocação de jovens cabo-verdianos."

Segundo este responsável da Pont Systems a empresa já tinha tentado alcançar o mercado africano através da Guiné Bissau, mas, agora decidiu que tendo Cabo Verde como ponto focal tudo poderá ser mais fácil já que aqui as coisas estão melhor estruturadas, sublinha.