Trabalhos científicos sobre a tabanca vão ser apresentados hoje no Museu da Tabanca

04 de junho de 2021

A+ A-

Trabalhos científicos sobre a tabanca vão ser apresentados hoje, durante o Fórum “Tabanca Nós Raiz: Política de salvaguarda e novas perspetivas de valorização”, que acontece no Museu da Tabanca em Chã de Tanque, Santa Catarina de Santiago.

O Fórum visa debater com as comunidades da tabanca os ganhos, mas também os desafios que enfrentam neste tempo de pandemia.

Desde o ano passado que a Tabanca foi elevada a categoria de património cultural imaterial nacional e que o Instituto do Património Cultural tem desenvolvido várias indicativas com vista a dar continuidade ao plano de salvaguarda e de valorização dessa manifestação cultural, hoje se apresenta um estudo científico sobre a tabanca conforme explica o presidente do IPC, Jair Fernandes.

Com esse passo se vai disponibilizar aos turistas um amplo conhecimento sobre essa manifestação cultural, os grupos e localidades onde se festejam a tabanca.

Este ano devido a crise pandémica, os grupos se vê obrigados a não festejar e/ou limitados na sua atuação, como é o caso da Tabanca de Achada Santo António, na Praia que anualmente apoia a sua comunidade com cestas básicas, conforme nos dá conta um dos elementos da comissão organizadora da tabanca, Cármen Lopes.

Mal entrou o mês de junho e as portas da Capela da Tabanca de Achada Santos António se abriram para toda a comunidade e eventuais visitantes, este ano devido a crise sanitária não se vai realizar os festejos, mas Carmem Lopes afiança que tencionam realizar uma atividade simbólica no dia 13 de junho, dia de Santo António.