Centros de Saúde só vão vacinar as pessoas contra a Covid-19, perante uma lista de inscritos, previamente

03 de junho de 2021

A+ A-

A partir de agora todos os Centros de Saúde do país só vão vacinar as pessoas contra a Covid-19 perante uma lista daqueles que já se inscreveram previamente. Quem o diz é a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Ivanilda Santos que faz apelos no sentido de se evitar aglomerações.

O Centro de Saúde de Achada Santo António esteve no centro da polémica estes dias por ter decidido vacinar pessoas contra a covid-19 sem inscrição prévia o que provocou alguma confusão e reclamações, sobretudo na segunda-feira por causa da distribuição das senhas. Hoje conseguimos conversar com a Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação Ivanilda Santos que explica o que se passou e realça que a partir de agora só se vai vacinar perante inscrição prévia.

Deve-se, pois, fazer a inscrição pela linha verde 800 11 12, que muitos criticam pelo mau funcionamento, pela Casa do cidadão 800 20 08 e pela plataforma digital e esperar. Garante-se que a espera não é longa.

A lista de hoje, por exemplo, continha pessoas dos 60 e mais anos, da casa dos 50, 40 ou até 30. Ivanilda Santos explica porquê. "São pessoas consideradas prioritárias como policias, professores, voluntários da Câmara Municipal...que estamos a intecalar na lista junto com as pessoas de 60 e mais anos".

Se antes as pessoas tinham medo da vacina da Aztrazeneca por causa dos alegados efeitos adversos, agora a situação mudou, com muita gente a querer ser imunizada o quanto antes e a brigar por isso.



Artigos Relacionados