Situação de Calamidade coloca tudo fora de jogo… outra vez!

30 de abril de 2021

A+ A-

O jogo volta a ser interrompido, ou melhor, os jogos, todos! No futebol, muitos, até, estavam a entrar para a ponta final.  

O Governo acaba de decretar a Situação de Calamidade em oito das novas ilhas habitadas de Cabo Verde. Só fica de fora a ilha Brava.

Com esta medida, estão sacrificadas, novamente, todas as atividades desportivas, conforme anunciou, ao início da tarde desta sexta-feira, o ministro da Administração Interna, em conferência de imprensa. “São encerradas as instalações e proibidas as atividades coletivas de desporto, de lazer e de diversão”, informou Paulo Rocha.

A decisão, acrescentou o ministro da Administração Interna, é justificada pelo aumento exponencial de casos de covid-19 nas últimas semanas em Cabo Verde. “Neste contexto, e com base nas conclusões e recomendações das autoridades de saúde, impõe-se a adoção de medidas de prevenção e contenção que nos permitam reverter este quadro epidemiológico, corrigir o nível de relaxamento que se tem vindo a observar, preservar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde e, desta forma, retomar a trajetória de recuperação que o país vinha consolidando”, especificou o governante.

A situação de calamidade inclui ainda outras restrições. São encerradas “as instalações e proibidas as atividades públicas, artísticas e culturais, quando realizadas em condições que ultrapassem a lotação máxima de 150 pessoas”. Igualmente, a frequência às praias de mar em todo o país “fica condicionada à avaliação do IMP”

Situação dos camponatos regionais de futebol

A medida de suspender as atividades desportivas chega numa fase em que estavam em andamento cinco campeonatos regionais de futebol, a saber: Santo Antão Sul, São Nicolau, Santiago Norte, Fogo e Brava.  Outros três, do Sal, Boa Vista e Santo Antão Norte, estavam suspensos devido a casos de covi-19.

Ponto de situação da competiçoes à entrada para este fim-de-semana:

Santo Antão Sul: 9ª Jornada Campeonato Regional

CLASSIFICAÇÃO: Tarrafal 14, Sporting 12, Académica 11, Fiorentina 8, Inter 0.

São Nicolau, 6ª Jornada Campeonato Regional

CLASSIFICAÇÃO: Ribeira Brava 12, Atlético 10, Belo Horizonte 10, AJAT SN 6, Ultramarina 5, Talho 5,Praia Branca 4, Académica 2.

Santiago Norte: 3ª Jornada 2ª fase

CLASSIFICAÇÃO: Esperança 6, Varandinha 3, São Lourenço 3,Intercutelo 0.

Fogo: 1ª da 2ª fase do Campeonato Regional

Brava: 6ª Jornada Campeonato Regional

CLASSIFICAÇÃO: Académica 13, Morabeza 10, Coaoa 7, No Pintcha 4, Benfica 0.

Tudo fica, novamente, suspenso!

 

Benvindo Neves, RCV



Artigos Relacionados