Presidente da República reúne com partidos políticos com assento parlamentar sobre a indigitação do novo Primeiro-ministro

21 de abril de 2021

A+ A-

Os partidos políticos com assento parlamentar são ouvidos esta manhã pelo Presidente da República sobre a indigitação do novo Primeiro-ministro. E considerando os resultados mesmo que ainda provisórios, a escolha de Jorge Carlos Fonseca é, seguramente, o Presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva.

Os resultados das eleições apontam que o MpD tem 38 deputados, o PAICV 30 e a UCID 4 perfazendo 72 como determina a Constituição da República.

O círculo eleitoral que ainda está em contagem de votos é o da Europa e resto do Mundo, mas os números que constam no site feito pelo NOSI indicam que o PAICV e o MpD devem dividir os dois mandatos como, de resto, já se verifica nos círculos das Américas e de África.

Uma consulta efetuada há pouco indica que o PAICV está à frente com 4,341 votos, 50,1 por cento, o MpD com 3.423, que corresponde 39,5 por cento.

Segundo fontes próximas do processo a contagem no círculo de Europa está a ser afetada porque estão em falta algumas urnas e boletins utilizados em Espanha. De facto, as nossas fontes dão que boa parte desse material está danificado na sequência de um acidente de viação que envolve a viatura utilizada para a recolha das urnas e dos boletins de voto. E duas opções estão sobre a mesa para decisão da CNE enquanto Assembleia geral de apuramento dos votos da diáspora. Contabilizar apenas os boletins salvos ou desconsiderar todas assembleias de voto cujas urnas estão afetadas pelo acidente.



Artigos Relacionados