Andebol: seleção nacional já treina tendo em vista o CAN marcado para junho

21 de abril de 2021

A+ A-

A seleção nacional de andebol sénior feminino já começou a trabalhar, tendo em vista a participação no Campeonato Africano, marcado para o mês de junho nos Camarões.

Neste momento, as jogadoras pré-selecionadas estão divididas em três grupos. As atletas de São Vicente têm estado a trabalhar sob as ordens do treinador Aquilino Fortes. As do Sal vão sendo orientadas pelo técnico da Palmeira, Flávio Lima.

Quanto ao grupo da Praia, há um constrangimento. As jogadoras já estava a treinar sob as ordens de Nelson Martins, mas, uma delas teve um teste positivo à Covid-19 e os treinos foram suspensos na segunda-feira.

Todas as demais atletas tiveram de ser submetidas a testes PCR e aguardam os resultados.

O CAN de andebol sénior feminino está marcado para daqui a menos de dois meses. A Federação Cabo-verdiana de Andebol está em negociações com um treinador angolano que deverá assumir o comando ta seleção durante o CAN. Informação avançada à RCV pelo presidente da Federação, Tony Teixeira.

Quanto aos adjuntos, a Federação pretende que sejam jovens treinadores cabo-verdianos, com margem de progressão. Deste modo, diz Tony Teixeira, será um passo para mais tarde virem a assumir a seleção.

A participação de Cabo Verde no CAN de Andebol Feminino vai exigir um esforço financeiro e o presidente da Federação espera vir a contar com o apoio do Estado tornar possível a realização desse sonho.
O CAN de andebol sénior feminino começa no dia 8 de Junho, nos Camarões. Vai ter 12 seleções, Cabo Verde integra o Grupo C com Angola, Congo e Argélia.

E a Confederação Africana de Andebol já divulgou o calendário da competição. Cabo Verde faz sua estreia no dia 9 de junho, logo frente à poderosa Angola. Vai ser um confronto de seleções irmãs dos PALOP.

Dois dias depois, na segunda jornada, a equipa nacional defronta o Congo e fecha a primeira fase a 13 de Junho, frente a Argélia.

O jogo inaugural da 24ª edição do CAN de andebol sénior feminino acontece no dia 8, e vai ser entre Nigéria e RD Congo.



Artigos Relacionados