Boxe: Chistopher Mondongo, um campeão italiano com sangue cabo-verdiano

30 de março de 2021

Christopher Mondongo, pugilista italo-cabo-verdiano
A+ A-

É de origem cabo-verdiana o novo campeão italiano de boxe, categoria 57 quilogramas. Chama-se Christopher Mondongo, é filho de pai do Congo e mãe de Cabo Verde, nasceu em Roma.

O jovem, de 31 anos, sagrou-se campeão da Itália no último fim-de-semana e atingiu o ponto mais alto da sua ainda curta carreira.

Christopher falou à Rádio de Cabo Verde e começou por abordar a “grande vitória”.

“Estou muito feliz por ser campeão da Itália. É uma vitória grande para mim, mas também para toda a comunidade cabo-verdiana porque sou o primeiro italo-cabo-verdiano a conseguir uma vitória destas no boxe”

O italo-cabo-verdiano tem ainda pouco anos como pugilista profissional. Diz que foi “muito difícil” o título de campeão da Itália nos 57 quilos.

“Comecei o boxe profissional há quatro anos, foi muito difícil este percurso. Agora, quero defender o meu título italiano e depois quero conquistar o título europeu, o mundial, tudo!”

Expressando com relativa fluência na língua cabo-verdiana, Christopher, nasceu na capital italiana, diz que já visitou Cabo Verde algumas vezes.

“Nasci em Roma, mas a minha mãe, Maria de Maternidade Pinto, é de Santo Antão. Em casa, quando era criança, só falava italiano porque minha mãe é cabo-verdiana e meu pai do Congo. Fui aprendendo sobre Cabo Verde com meu primo, minha tia e meus amigos cabo-verdianos. Já estive quatro vezes em Cabo Verde e quero regressar quando acabar esta pandemia da covid-19.

Por fim, o jovem pugilista diz querer seguir as pisadas de um grande atleta também de origem cabo-verdiana. E deixa uma palavra ao povo das ilhas.

“Quero enviar uma saudação a todo o povo cabo-verdiano e dizer-lhes que quero ser como Demetrius Andrade que é um outro grande campeão de origem cabo-verdiana que combate nos Estados Unidos. Meu sonho é ser como ele”, finalizou.

Benvindo Neves, RCV



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios