V recenseamento geral da população retomado entre 16 a 30 de Junho e Cabo Verde vai receber financiamento luxemburguês

24 de fevereiro de 2021

Gilberto de Barros, Secretário de Estado para as Finanças
A+ A-

 

O Recenseamento Geral da População e Habitação, a maior operação estatística de Cabo Verde, que se realiza de dez em dez anos, visa obter dados sobre a população e aspectos sociais relevantes que sirvam de base para uma planificação do desenvolvimento mais próxima da realidade do país.


O anúncio foi feito, hoje, durante a abertura do I Comité de Pilotagem de apoio ao V Censo, considerado uma ferramenta fundamental para se obter indicadores sobre os objectivos de desenvolvimento sustentável e todos os sectores em Cabo Verde.

O encarregado de negócios do Luxemburgo, Thomas Barbancey, reiterou, no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação 2016-2020, PIC IV, assinado em 2015 e reafirmado através de um Protocolo em 2019, a determinação daquele grão-ducado em apoiar este, que é o V Censo da população e habitação.

O apoio luxemburguês pretende que este financiamento facilite a implementação do recenseamento através da utilização de tablets para recolha dos dados no terreno.

"Contribuiremos, igualmente, com materiais informáticos modernos, incluindo logísticos e de fibra óptica, que assegurem o fluxo constante de dados. Veículos todo-o-terreno foram alocados ao INE para as deslocações na ilha de Santiago. Além disso, o Luxemburgo fornecerá apoio técnico e formação para à equipa do INE para aspectos específicos da fase pós censo e o tratamento dos dados, de acordo com as necessidades identificadas pelo INE.

Não sem antes aludir às boas relações com o Luxemburgo, passando pelos investimentos em formação profissional, electrificação e energias renováveis, entre outros, o Secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, estimou de fundamental para Cabo Verde, a produção estatística do censo habitacional e populacional.

A formação para a equipa do Censo 2020 inicia em inícios de Março e vai até Abril. A recolha de dados no terreno no âmbito do projecto decorrerá de 16 a 30 de Junho e os resultados devem estar prontos para divulgação em 2022.

A pandemia da Covid-19 impediu a realização, no ano passado, do V censo.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)