Supertaça marca o regresso dos jogos oficiais de futebol em Santiago Norte quase 2 anos

04 de fevereiro de 2021

A+ A-

Supertaça entre Varandinha e do Estrelas dos Amadores marca o regresso dos jogos oficiais de futebol em Santiago Norte, quase dois anos. O jogo está marcado para domingo 7 de fevereiro, no Estádio Municipal do Tarrafal.

O Varandinha vencedor do campeonato regional da época 2018-2019, Estrelas dos Amadores conquistou a Taça de Santiago Norte na mesa época. Ambas as equipas do concelho de Tarrafal.

Depois, na temporada 2019-2020, não houve futebol naquela região por problemas organizacionais… mais tarde veio a covid-19.
Por tudo isso, o jogo do próximo domingo ganha particular interesse. A Rádio de Cabo Verde procurou os dois treinadores para saber de que forma estão a preparar a supertaça.

O último campeão regional de Santiago Norte, Varandinha, tem agora um novo treinador, Angula. Ele diz que a equipa começou os treinos há apenas uma semana. Por isso, não é fácil afinar os pormenores para o jogo. Com tanto tempo sem competir, falta condição física aos jogadores estão. Angula diz que tem trabalhado este aspeto com alguma intensidade para que no domingo os jogadores possam dar boa resposta.

Angula é um treinador habituado às competições em Santiago Sul, onde já orientou diferentes equipas. Agora está a ter a sua primeira experiência como técnico em Santiago Norte, e logo com a oportunidade de disputar um trofeu no primeiro jogo da época.
Além da supertaça, o grande objetivo do novo treinador do Varandinha passa pela conquista de mais um campeonato, que este ano tem um formato diferente.

Do outro lado com a mesma ambição de ganhar a Supertaça de Santiago Norte, vai estar um arquirrival do Varandinha, o Estrelas dos Amadores.

A equipa é orientada há já algum tempo pelo treinador Alcides Levy. Tchober, como é conhecido, diz que apesar do longo tempo de paragem, nota-se muita vontade na equipa.

Estrelas dos Amadores, contrariamente ao adversário, já leva duas semanas de treino. O facto de a equipa ter mantido praticamente o seu plantel facilitou a organização atempada dos trabalhos. Sobre a condição física dos jogadores, vai valendo o facto de muitos deles terem continuado a praticar exercícios. Ainda assim, nota Tchober, a longa paragem foi terrível. Independentemente dos constrangimentos, Estrelas dos Amadores só pensa em levar a supertaça, avisa o treinador.

Será o primeiro jogo oficial, entre equipas nacionais, em Cabo Verde desde março de 2020, altura em que chegou ao país a pandemia da Covid-19. 

Reportagem RCV com jornalista Benvindo Neves


Artigos Relacionados