Campanha para as Eleições Legislativas inicia no dia 1 de abril

18 de janeiro de 2021

Cristina Leite, membro da Comissão Nacional de Eleições. [foto Décio Barros]
A+ A-

A campanha para as eleições legislativas cabo-verdianas vai decorrer de 01 a 16 de abril, e o recenseamento eleitoral no país e na diáspora termina a 11 de fevereiro.

O calendário eleitoral, aprovado no sábado foi hoje apresentado pela Comissão Nacional de Eleições.

O calendário estabelece que o recenseamento eleitoral fica suspenso a partir do dia 11 de fevereiro no país e na diáspora. As comissões de recenseamento tem até o dia 22 para fazer a exposição dos cadernos e o prazo de reclamações vai até o dia 27 de fevereiro.

A partir de 17 de fevereiro, os titulares de cargos públicos e entidades públicas estão proibidas de aprovar ou conceder subvenções, donativos, patrocínios e contribuições a particulares, bem como de realizar cerimónias públicas de lançamento de primeiras pedras ou de inaugurações, conforme avança Cristina Leite, membro da CNE.

A apresentação das candidaturas das listas dos partidos políticos e coligações correntes a estas eleições, nos respetivos círculos eleitorais, decorrerá de 27 de fevereiro a 9 de março. Em 19 de março decorre o sorteio da ordem das listas candidatas às eleições legislativas no boletim de voto. 
A campanha eleitoral está previsita para se iniciar a 1 de abril.

As eleições legislativas em Cabo Verde para eleição dos 72 deputados que integram a Assembleia Nacional estão marcadas para o dia 18 de Abril, e vão decorrer em 13 círculos eleitorais, sendo dez no país e três na diáspora.

 

Reportagem RCV com jornalista Carla Lima


Artigos Relacionados