20 Novembro de 2023
A Ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e habitação apresentou, esta segunda-feira, a política do Governo para o setor da habitação, em termos de execução da obra física, do planeamento e o público alvo. Eunice Silva adianta que já forma investidos mais de dois milhões de contos na reabilitação das habitações e na requalificação urbana.
De 2016 a 2023, mais de dois milhões de contos já foram investidos no setor da habitação em Cabo Verde, quer na requalificação urbana, quer na reabilitação das casas, através de contratos diretos e contratos programa com as Câmara Municipais. Na Cidade da Praia, através do programa de regeneração do habit, aproximadamente 750 famílias dos 22 bairros da capital foram beneficiadas num investimento de 600 mil contos para garantir acesso a água, energia elétrica e construção de cozinhas e casas de banho.
Em todo país, mais de 660 mil metros quadrados já foram requalificados, através do programa PRAA, e segundo a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Social, mais espaços poderiam estar reabilitados, mas boa parte do orçamento para o setor da habitação é destinado ao pagamento das dívidas do projeto casa para todos.
O plano estratégico para a redução do défice habitacional em Cabo Verde será executado em parceria com o ministério da família, inclusão e desenvolvimento social ... que será a entidade responsável pela escolha e seleção das famílias, as mais vulneráveis, através do cadastro social.
O Governo ainda não disponibiliza de dados oficiais, que indicam com precisam o valor indicativo da redução do défice habitacional, tanto quantitativo, como qualitativo, mas de acordo com a tutela, os ganhos são visíveis com a implementação do programa de realojamento e erradicação das barracas nas ilhas do sal e Boa Vista e o plano nacional de habitacional levado a cabo pelo IFH.
Programação