11 de March de 2023
A inédita qualificação para a o Mundial de Basquetebol em Luanda, Angola teve a participação de um dos mais, se não o mais antigo dirigente da modalidade em Cabo Verde, em ação, aqui em Cabo Verde, Manuel Olímpio. Conhecido por Patana, ele começou na modalidade da bola ao cesto, nos anos 70. Quase meio século depois, ele que é funcionário da Federação, teve o privilégio de viver no Pavilhão do Kilamba em Angola, o momento mais alto do basquetebol cabo-verdiano.
A RCV quis saber como Patana viveu a histórica classificação que fez de Cabo Verde, a Nação com menos habitantes a qualificar-se para a maior prova do basquetebol mundial.
Conforme Patana, quando a buzina tocou anunciando o fim do tempo de jogo, com o marcador a registar a vitória diante de Costa do Marfim e o apuramento, ele sentiu-se compensado por todo o sacrifício de décadas feito para a modalidade.
Garantida a classificação no seleto grupo de cinco nações que vão representar África, Patana diz esperar que a participação no mundial possa ser um grande avanço para o basquetebol nacional.
Oiça, em baixo, a noticia completa com jornalista Marcos Fonseca
Programação