Qualificação Mundial 2026: Cabo Verde perde nos Camarões e cai para 4º lugar do grupo D

08 Junho de 2024

A+ A-

A Seleção Nacional de Futebol perdeu, este sábado, por 4-1 frente aos Camarões, em jogo da terceira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026.

Perante mais de 45 mil ferverosos espetadores nas bancadas do Stade Omnisports de Yaoundé a puxarem para a sua seleção, os Tubarões Azuis entraram nervosos e, cedo, viram os Leões Indomáveis inaugurar o marcador.  Foi logo aos 13 minutos. Michael Ngadeu pôs os camaroneses em vantagem na sequência de um pontapé de canto. Escassos minutos depois,  Ngamaleu offre assistiu o seu capitão Vincent Aboubakar para este elevar a vantagem para 2-0.

Mesmo com os Camarões por cima, Cabo Verde não se deixou intimidar e aos 37 minutos, Bebé arrancou um grande passe para Jamiro Moteiro finalizar com frieza na cara do guarda-redes Onana.

Só que, mesmo no fim do primeiro tempo, o árbitro argelino assinalou uma falta na área cabo-verdiana. Uma decisão contestada pela Equipa Nacional que viu num primeiro momento o juiz mandar seguir o jogo para, instantes depois, voltar atrás e apontar para o castigo máximo. Na conversão, Aboubakar enganou Vozinha e bisou. 3-1 ao intervalo.

Na segunda parte, Cabo Verde voltou a encontrar muitas dificuldades perante uma seleção dos Camarões que se aprosentou muito organizada e ávida de fazer esquecer os problemas que ensombraram a equipa nos últimos dias. E com alguma naturalidade, os Leões Indomáveis chegaram aos 4-1 através de Nouhou Tolo, novamente de cabeça e na sequencia de bola parada. Aliás, a seleção nacional sofreu quatro golos de bola-parada.

A fechar a partida, Cabo Verde beneficiou de um pontapé de penalty. Chamado a converter, Kevin Pina permitiu a defesa, a dois tempos, do Onana. Ficou a dúvida se, após defesa do guardião camaronês, a bola não chegou a traspôs a linha de golo. 

Ao fim de três jornadas Cabo Verde sofre a primeira derrota e os primeiros golos nesta campanha de qualificação para o Mundial 2026. Como se não bastassem os números expressivos, os Tubarões Azuis ainda caem para o quarto lugar, ultrapassados por Angola que venceu, na sexta-feira, a Eswatini por 1-0.

Já na próxima terça-feira, 11, a Seleção Nacional volta a jogar. Os Tubarões Azuis recebem no Estádio Nacional a Líbia, jogo marcado para às 15h00. 


Classificação grupo D após 3 jornadas
1º Camarões - 7 pontos
2º Líbia - 7 pontos
3º Angola – 5 pontos
4º Cabo Verde – 4 pontos
5º Maurícias – 1 ponto
6º Eswatini – 0 ponto
 

Pode Interessar

Videos que pode Interessar