Qualificação Mundial 2023: Ivan Almeida e Edy Tavares lideram Cabo Verde na vitória diante da Nigéria (79 - 70)

01 de julho de 2022

A+ A-

A seleção nacional de basquetebol sénior masculina venceu na manhã desta sexta-feira, 01, a Nigéria por 79 – 70, em jogo que abriu a segunda ronda do Grupo A de qualificação para o campeonato do Mundo 2023. 

A partida começou com muito equilíbrio, as duas equipas sempre coladas uma a outra na marcha do marcador.  O primeiro período chegou ao fim com a Nigéria na frente, com vantagem mínima de um ponto, 15 – 14.

Para o segundo periodo, Cabo Verde apresentou-se muito forte, com Ivan Almeida e Edy Tavares a assumirem maior protagonismo.  Foi nessa fase que se viu a melhor equipa nacional, muito eficiente, fez 25 pontos contra 11 da Nigéria, cavando uma vantagem de 13 pontos ao intervalo, 39 – 26. Nessa altura, Ivan já ficava muito perto do duplo-duplo, com 10 pontos e 9 ressaltos. Também já contabilizava duas assistência. Edy Tavares aperecia logo atrás nas estatísticas, com 8 pontos e 7 ressaltos

Depois do intervalo, o combinado orientado por Emanuel Trovoada parece ter esfriado um pouco o ímpeto que tinha mostrado no segundo periodo. A equipa nacional permitiu à Nigéria recuperar bastante. Aliás, os nigerianos conseguiram nessa fase 21 pontos contra 17 de Cabo Verde. Ainda assim, o combinado nacional foi para o derradeiro 10 com vantagem de 9 pontos, 56 – 47.

No último período, a Nigéria deu o tudo por tudo e, na ponta final, até conseguiu passar para frente do marcador, algo que só se tinha visto no primeiro quarto. Faltavam 3 minutos para o fim, quando os nigerianos fizeram 65-64.

Mas, nos derradeiros dois minutos, a seleção nacional operou uma excelente recuperação, com Joel Almeida a aparecer num momento decisivo com dois triplos. Instantes depois, Edy Tavares foi castigado com uma quinta falta e foi excluído. Mas, a vitória já não escapou a Cabo Verde que fixou o placar em 79 -70, um resultado muito parecido com o da primeira ronda. Na altura, em novembro do ano passado, a equipa nacional ganhou os nigerianos por 79 – 71.

Edy Tavares e Ivan Almeida estiveram em destaque, ambos fizeram um duplo-duplo.

Ivan anotou 14 pontos, ganhou 13 ressaltos e ainda fez 7 assistencias, MVP da partida.

Edy Tavares marcou 15 pontos e ganhou 13 ressaltos, fez duas assistências. Patrick Lima, também merece referência.  O jogador de 27 anos, natural da Boa Vista, fez um jogo interessante, conseguiu 10 pontos, ganhou ainda 4 ressaltos e fez duas assistências. Foi mesmo o terceiro jogador mais eficiente da equipa cabo-verdiana.

“Era importante ganhar a Nigéria” – Danielson Miranda

A Rádio de Cabo Verde  ouviu o treinador-adjunto da seleção nacional. Danielson Miranda começou por destacar a importância desta vitória no grupo A.

“Queríamos começar com uma vitória, aliás o nosso objetivo é sair daqui com três triunfos.  Conseguimos ganhar a Nigéria que estava a liderar o grupo, deste modo agora estamos à frente deles. Começámos devagar, fomos melhorando com o tempo, sobretudo a nossa gressividade defensiva. A Nigéria depois conseguiu colar, mas também devido a umas faltas que foram sendo marcadas nem sei porquê”, expressou o adjunto de Mané Trovoada.

Sobre o desempenho de Edy Tavares e Ivan Almeida, Danielson considerou que ainda poderão dar muito mais nos próximos jogos.

“Acredito que conseguiremos tirar mais proveito dois dois. Eles não estiveram connosco no estágio em Angola, os outros jogadores já tinham feito três jogos juntos. Mas tenho de destacar toda a equipa.”

Cabo Verde não tem tempo para descansar, já este sábado regressa à quadra da Arena de Kigali para defrontar Uganda.

“Uganda é uma seleção muito diferente da Nigéria que defrontámos hoje. É uma equipa que lança muito bem, tem bons penetradores que abrem espaços para lançamentos exteriores. Temos estado a defronta-los algumas vezes nos últimos tempos, ora com vitórias nossas, ora com triunfos deles. Em novembro ganharam-nos por 4 pontos e amanhã queremos reverter essa vantagem, vencendo por uma margem maior", finalizou Mutombo, como também é conhecido.

O jogo Cabo Verde x Uganda está marcado para às 12h00 deste sábado.

 

Benvindo Neves / RCV

Artigos Relacionados