Primeira Dama mobiliza empresários africanos para financiarem projectos sociais em Cabo Verde

15 de outubro de 2022

A+ A-

A Primeira Dama de Cabo Verde recebeu hoje, na Presidência da República, os líderes e empresários africanos que estão no país a participar no Tropics Business Summit. Com a iniciativa, Débora Carvalho pretendeu incrementar o envolvimento desses players africanos nos projetos sociais em curso, não apenas em Cabo Verde como, também, nos restantes países do continente.

A ideia é, antes de mais, fomentar a criação de um ambiente propício a essa participação, e assim aumentar o atendimento das necessidades das camadas mais vulneráveis das populações.

No encontro, foram apresentadas as ações que têm vindo a ser desenvolvidas pela Primeira Dama de Cabo Verde cuja natureza se mostrem propícias a ser apoiadas e financiadas por empresários africanos.

O encontro visou ainda a partilha de experiências em projetos que podem ser economicamente justos, socialmente sustentáveis e alinhados com a defesa ambiental, segundo Débora Carvalho, que disse acreditar que o continente africano pode encontrar outras vias para seu desenvolvimento mais sustentável.

A Presidente Executiva do Grupo Tropics disse, por seu lado, que o permitiu conhecer melhor a realidade cabo-verdiana e identificar áreas possíveis de atuação conjunta com as autoridades e organizações cabo-verdianas da sociedade civil, já que Cabo Verde recebe muitos imigrantes vindos dos países africanos continentais.

Para nós, o impacto número um dessas ações está relacionado com a imagem, porque quando se trazem africanos para conhecer Cabo Verde estamos a promover a partilha da morabeza do país. Eu não falo português mas estamos todos conectados porque nós os africanos somos um só. Por isso, a realização deste evento em Cabo Verde durante esta semana foi muito importante e interessante para discutirmos as questões que afetam os países africanos. Assim, poderemos voltar para trabalhar e investir aqui."

O encontro da Primeira Dama de Cabo Verde com os líderes e empresários africanos enquadra-se no programa da 6a edição do Tropics Business Summit, cujo encerramento acontece hoje na Praia.

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios