Portugal pretende avançar com a criação de um centro de formação de professores nas escolas portuguesas

10 Outubro de 2023

A+ A-

Portugal pretende avançar com a criação de um centro de formação de professores nas escolas portuguesas destinado tanto a professores portugueses, como a professores cabo-verdianos aqui no país. A informação foi revelada esta manhã à imprensa pelo Ministro da Educação de Portugal, à saída de uma visita de cortesia ao Presidente da República.

Mais um passo se vislumbra no estreitamento das relações entre Portugal e Cabo Verde em matéria de ensino. O Governo português pretende pôr de pé na escolas portuguesas um centro de formação que, além da formação contínua, vai focar, igualmente, nas lideranças pedagógicas.

Questões salariais, a precariedade de vínculo, o excesso de carga horária de professores são alguns problemas correntes e transversais a Portugal e Cabo Verde e que têm provocado alguma turbulência na relação entre a classe e os respetivos governos. João Marques da Costa diz não ter nenhum conselho a deixar ao seu homólogo cabo-verdiano, mas reconhece a necessidade de se tornar a carreira dos professores mais atrativa, lembrando ainda que o problema é global.

Por outro lado, questionado, em especial, sobre a situação de estudantes cabo-verdianos que têm tido problemas com a crise habitacional no seu país, o governante sublinha que é um outro problema transversal, cuja solução passa pelo investimento em residências universitárias.

O Ministro da Educação de Portugal está em Cabo Verde para o reforço da cooperação entre os dois países. A segunda parte da visita acontece em São Vicente.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar

Audios que pode Interessar