03 de March de 2023
Uma equipa multidisciplinar comandada pelo INSP, Instituto Nacional de Saúde Pública, vai estar na ilha de Sal a partir de quarta-feira para averiguar os relatos de Shigelose.
De acordo com a Maria da Luz Lima, Presidente do INSP, os casos mencionados pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças são de anos anteriores e foi de conhecimento das autoridades nacionais que inclusive estiveram na ilha do Sal a acompanhar a situação.
Informações sobre casos de Shigelose na ilha do Sal com países remetentes de turistas para Cabo Verde a alertar para as possibilidades de um surto da doença na ilha mais turística do país leva autoridades nacionais a constituir uma equipa pluridisciplinar para averiguar se há ou não surto de Shigelose no Sal.
O Instituto Nacional de Saúde Pública assegura que os casos mencionados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças são sim do ano passado e que há equipas que esteve no terreno constatou que não havia motivos para classificá-los de a categoria de surto.
No entanto, o INSP afiança que em caso de alerta o país está preparado para dar resposta e é preciso manter em alerta porque são microbaterias que possam ser importadas de várias formas e que tem havido trabalho junto de unidades hoteleiras sobre cuidados a ter em conta.
Programação