Incêndio Serra da Malagueta: área ardida ultrapassa 70 hectares. Incêndio foi provocado por morador que tentava afastar abelhas

03 Abril de 2023

A+ A-

A área ardida ultrapassa 70 hectares e afeta mais a zona silvopastoril e a de amortecimento do Parque Natural de Serra Malagueta, informação confirmada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente.

Gilberto Silva assinala que só um relatório técnico pode transmitir a real dimensão da área ardida, o ministro apela aos agricultores e trabalhadores que evitem queimadas sobretudo neste periodo do ano.

O incêndio, que está a ser combatido por mais de 200 operacionais da Proteção Civil, tem como causa o ato de um morador de Serra Malagueta cuja intenção mesmo afugentar abelhas. 

A tese é confirmada pelo também morador em Serra Malagueta cujos familiares exploram um trato de terreno no Parque Natural. Gi Tavares realça que os guardas florestais estão agora em menor número.

Segundo informações recolhidas pela RCV, junto de várias fontes ligadas ao ambiente apenas 4 guardas estão no ativo em toda a Serra Malagueta, parque natural incluído. 

Pode Interessar

Videos que pode Interessar