IIB protagoniza operação de financiamento no valor de 230 mil contos

10 de agosto de 2022

A+ A-

O International Investment Bank (IIB) acaba de concluir uma subscrição de empréstimo obrigacionista no mercado financeiro cabo-verdiano através da Bolsa de Valores de Cabo Verde, num montante de 230 mil contos(2 milhões de euros), para reforçar os seus fundos complementares próprios.  

Assim, o Banco Internacional de Investimento (BII) de Cabo Verde passa a estar cotado com 230 mil acções subordinadas, com um valor unitário de 1.000 escudos cabo-verdianos, o equivalente a 8,9 euros. 

“Resultou da própria vontade dos investidores. Ou seja, a praça (financeira de Cabo Verde, n.d.r.) olhou para a performance do banco nos últimos dois, três anos, e considerou estar perante uma história com futuro, e os investidores decidiram participar nesta performance”, considerou o presidente da Comissão Executiva do IIB quando instado a comentar os resultados da operação.

Este empréstimo intermediado pela Bolsa de Valores de Cabo Verde tem uma maturidade a 10 anos e oferece a possibilidade de a taxa de juro aumentar com o tempo, em função do desempenho do banco.  
 
De acordo com dados avançados na sessão de hoje, a Bolsa de Valores de Cabo Verde, com mais este empréstimo obrigacionista, aumenta para mais de 2,6 milhões de contos o valor transacionado até agora, o que constitui motivo de muita satisfação por parte do presidente da   Bolsa de Valores de Cabo  Verde.

De acordo com Miguel Monteiro, existem outros factores a destacar e que reforçam a confiança no sistema, que é o facto de o empréstimo em referência ter sido subscrito por apenas um investidor e a circunstância de a remuneração da subscrição aumentar caso também aumentem os resultados do IIB ao longo desse período.

Artigos Relacionados