Governo diz que vai cumprir com a atualização salarial dos docentes e que está a oferecer aos professores o que o Orçamento do Estado permite

16 Maio de 2024

A+ A-

O Sindicato Democrático dos Professores (SINDPROF) manifestou ontem a sua decepção com a tabela remuneratória anunciada pelo governo depois do acordo com o SIDNEP, tabela que será implementada a partir de janeiro de 2025. Esta manhã, o Ministro da Educação garantiu   aos jornalistas que o Governo vai cumprir  com o prometido e que a atualização  salarial que propõe  é o que o Orçamento do Estado pode  dar.

Se de um lado o SINDEP aceita a proposta do Ministério da Educação para a partir de 1 de janeiro do próximo ano ser feito o reajuste salarial no valor de 91 mil escudos, e o pagamento dos subsídios por não redução da carga horária. O SINDPROF diz que não concorda e quer a resolução já a partir do mês de junho, para o Governo isto não é possível.

O Ministro da Educação diz que todos os salários serão atualizados, que o valor estabelecido é o que o país pode oferecer aos professores, embora reconheça as expetativas dos outros sindicatos. Questionado se o SINDPROF está a ser intransigente no alcance de um acordo. O ministro diz que não quer entrar por este caminho de confrontação, mas apela ao bom senso e a capacidade orçamental do Governo mostrando que a tutela tem toda a abertura para resolver as pendencias laborais e a atualização salarial dos professores.

Na terça-feira o SINDEP  cancelou a greve  de uma semana que estava marcada para a partir do dia 15 com o objetivo de  também apaziguar o clima de turbulência no ensino desde o início deste ano. Aceitando a proposta  do Governo  sobre  a atualização salarial e que vai  ser submetida ao Conselho de Ministros. O  SINDEP  diz  que não fecharam o livro em relação a esta matéria. Estão vigilantes e caso o Ministério da Educação não cumpra.

Na segunda-feira o Primeiro-ministro anunciou o índice 100 para a tabela salarial dos professores. O SINDEP aceitou a proposta, mas vai ficar vigilante. o SINDPROF não  aceita a proposta.

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar

Audios que pode Interessar