Extensão da plataforma continental além de 200 milhas náuticas deve ser decidida pelas Nações Unidas entre 2025 e 2030

08 Maio de 2023

A+ A-

A extensão da plataforma continental além de 200 milhas náuticas deve ser decidida pelas Nações Unidas entre 2025 e 2030, é a expectativa da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Miryan Vieira preside a 9ª reunião sub-regional do comité de ligação para a fixação do limite exterior da plataforma que integra, além de Cabo Verde, integra Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa.

A reunião começa hoje e decorre até sexta-feira e conta a participação de uma delegação da Noruega que presta assistência técnica aos 7 Estados na organização do dossier conjunto submetido a 25 de Setembro de 2014, à Comissão sobre os limites da plataforma das Nações Unidas.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros esclarece que os 7 Estados pretendem estabelecer uma cooperação sub-regional no domínio do mar e dos potenciais recursos incluindo petróleo.

Miryan Vieira admite que o décimo aniversário da entrega do dossier conjunto vai ser assinalado com um conjunto de actividades que Cabo Verde pretende submeter aos demais Estados que fazem do projecto sub-regional de Extensão da Plataforma Continental além das 200 milhas náuticas.

Ouça, em baixo, a noticia com as declarações da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Miryan Vieira