17 Maio de 2023
Resultados preliminares de Estudo coordenado pela UNI-CV, levado a cabo em 4 arquipélagos da Macaronésia e que envolve Cabo Verde da conta da presença de microlíticos nas aguas do mar e peixes de Cabo Verde como Garoupa, Atum e Olho-Largo.
Estudo que recomenda uma melhor gestão e controlo dos resíduos de plástico em jeito de reduzir os impactos dos microplásticos e dos contaminantes nas costa da Macaronésia.
Projeto IMPLAMAC, com o objetivo de criar um observatório para produzir dados quantitativos e qualitativos sobre os mioplásticos e outros poluentes nas praias dos arquipélagos das ilhas Canárias, Madeira, Cabo Verde e Acores. Neste quadro desenvolveu-se um estudo cujos resultados preliminares foram apresentados hoje na sede da Universidade Pública.
A Docente da UNICV, Maira Abu-Haia dá conta de microplásticos nas águas das praias estudadas em Cabo Verde.
Estudo que também abrangeu 150 peixes, em São Vicente e Santa Luzia a nível de Cabo Verde e 800 a nível global do projeto. E foi analisado somente o conteúdo estomacal de peixes de valor comercial como Garoupa, Atum e Olho-largo.Também nestas espécies nota-se a presença de filamentos de plástico
Esses são dados preliminares mas os resultados definitivos estarão prontos em dezembro deste ano.
1 milhão e 500 mil euros é o orçamento do projeto que envolve a monitorização de 10 praias desde 2020.
Programação