12 Maio de 2023
Com alguma frequência temos escrito por aqui que a Euroliga é, por excelência, a competição de Edy Tavares. E são os números a sustentar este facto..
Na noite de quarta-feira, o Real Madrid garantiu a passagem às meias-finais dos play-off da Euroliga, consumando uma épica reviravolta diante do Partizan de Belgrado por 3-2. Os espanhóis chegaram a estar a perder a série por 2-0. E para este desfecho, ninguém foi mais determinante na equipa madrilena que Edy Tavares.
O gigante da ilha do Maio terminou a série com uma média de 16,3 pontos, 7,5 ressaltos e 1,8 bloqueios. No fim, uma valoração média de 26,8. Números que ganham mais relevância se tivermos em conta que o internacional cabo-verdiano não pôde jogar a segunda metade do primeiro jogo e esteve fora da segunda partida por problemas físicos.
Assim, se levarmos em conta apenas os três últimos jogos da série (todos com vitória do Real), a média alcançada por Edy Tavares confere um significado ainda maior ao desempenho do cabo-verdiano: 17,7 pontos; 8,3 ressalts; 2,0 bloqueios e 1,3 roubos de bola. E a média na valoração sobe para 29,0.
Com este desempenho, o pivot cabo-verdiano foi eleito o "Jogador Mais Valioso" do mês de abril (e do que já se jogou em maio) da Euroliga. É uma distinção com a qual Edy já está acostumado, afinal já é a terceira vez que é eleito MVP do mês na maior competição de basquetebol europeu, a nível de clubes. O maense, de 2 metros e 21 centímetros, já tinha conseguido esse feito em outubro de 2018 e novembro de 2021.
Edy Tavares é grande, todos sabem. E na Euroliga é mesmo gigante.
Nas meias-finais dos Play-off o Real Madrid vai enfrentar o grande rival do mesmo país, o Barcelona. A coisa promete ser escaldante.
Programação