Discurso 5 de Julho: Presidente da República deixou um apelo de união em torno dos interesses nacionais

05 Julho de 2024

A+ A-

O Presidente da República deixou um apelo de união em torno dos interesses nacionais . De acordo com José Maria Neves estão reunidas as condições para se construir um Cabo Verde moderno, prospero, justo e inclusivo

O Presidente da República enumerou os progressos de Cabo Verde em termos de esperança de vida nestes 49 anos de Independência que sofreu um aumento de 20 anos, redução da mortalidade infantil de mais de 100 por mil nascimentos para mais de 10 por mil , a multiplicação por 50 do PIB per capita, visível redução da pobreza, uma taxa residual do analfabetismo, entre outros marcos nestas quase 5 décadas de conquistas. E considera que estão reunidos os requisitos básicos para se acelerar o crescimento econômico.

Aconselhou a que se aproveite mais as potencialidades de Cabo Verde em termos de energias renováveis, desafiou a juventude a ter uma voz mais ativa em termos de inovação tecnológica e criatividade, e apelou a que se realce a importância da diáspora cabo-verdiana.

O Chefe de Estado exortou á reflexão sobre como melhorar a democracia através de uma maior abertura ao debate, através de mais respeito por todos e entre todos, envolvendo mais os cidadãos nos assuntos públicos, fazendo do mérito, da transparência e da responsabilização autênticos mandamentos. Lamentou o cenário mundial e disse que este é um tempo de união de todos os cabo-verdianos em torno dos grandes desígnios nacionais.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar