08 Novembro de 2023
O INSP, Instituto Nacional de Saúde Pública, confirma a existência de casos de dengue na cidade da Praia. Dos três casos suspeitos dois foram confirmados como positivos. Ainda não se pode avançar com precisão se os casos são locais ou importados, mas a Presidente do INSP assegura que das primeiras investigações realizadas tudo aponta que as pessoas que testaram positivo não tiveram contatos com o exterior ou com pessoas oriundas de países com casos de dengue.
Após as suspeitas, os relatórios do Instituto Pasteur de Dakar vieram confirmar que das três amostras para análise, dois se diagnosticaram como positivo a Dengue. E tudo leva a crer que são casos locais, conforme assegura a presidente do INSP.
O caso índice ainda não foi identificado, mas já há equipas no terreno a trabalhar para eliminação de possíveis focos de mosquitos no sentido de evitar que se venha a repetir o surto de 2016.
A presidente do INSP exorta a Câmara Municipal da Praia e a população no geral a reforçar os cuidados sobretudo a nível do saneamento e aconselha as pessoas em casos de sentirem alguns sintomas a dirigirem as estruturas hospitalares evitando a automedicação.
O aparecimento destes casos não coloca em causa o processo de certificação de Cabo Verde como país livre do paludismo. A garantia é da presidente do INSP que apela a um djunta mon de todos no sentido de manterem as suas casas e os respectivos bairros sem focos de mosquitos.
Programação