CN Futebol: Mindelense e Vulcânico mantêm-se na frente dos grupos A e B. Grupo C tem novo líder. Filme da 4ª jornada

22 Maio de 2023

A+ A-

Foi uma jornada recheada! Recheada de golos. Depois dos dois jogos no sábado, este domingo foram mais quatro partidas para fechar a quarta ronda, a primeira da segunda volta. Marcaram-se 17 golos no arranque da 1ª volta, até agora é a jornada mais produtiva, superando os 16 registados na ronda inaugural.

Por Benvindo Neves

No Grupo C, a Académica do Mindelo é agora, e pela primeira vez, líder isolado. Os campeões nacionais foram a Santiago Norte derrotar o Varandinha do Tarrafal por 2-1 e contaram com o empate do Morabeza, na ilha do Maio, para ficarem sozinhos no topo da classificação.

O Varandinha até marcou primeiro, num golo a meias entre Nhudido e o guarda-redes Piduca. O remate do avançado encarnado foi à trave e acabou por ser o guardião da Académica a introduzíla na sua baliza.

Ainda antes do intervalo os tarrafalenses desperdiçaram o 2-0 quando Kalanga falhou um penalty. Permitiu a defesa de Piduca.

Na segunda metade, a Académica acertou as agulhas e fez a reviravolta com um bis de Gogol. Foi a terceira vitória consecutiva para a Académica neste campeonato nacional, duas delas sobre o Varandinha. Rui Leite destacou “a boa segunda parte da sua equipa” diante de um adver´sario “que tem qualidade”.

A equipa campeã de Santiago Norte fica numa situação difícil, conforme reconheceu o treinador Alcides Levi “Tchober”.

Ainda nesse mesmo grupo, Figueirense e Morabeza empataram, no Maio, 0-0. Como nulo, o Morabeza perdeu a liderança do grupo para a Académica. Ney Locô, o treinador dos bravenses, falou num “jogo difícil”, daí que valorizou “o ponto conquistado”.

Já o Figueirense fica numa situação complicada e, praticamente, diz adeus ao sonho de chegar às meias finais, reconheceu o treinador Alírio Martins, que lamenta o facto de a sua equipa não estar a concretizar, ainda que “esteja a jogar bem e a criar oportunidades.”

Classificação do Grupo C

1º Académica - 9

2º Morabeza - 8

3º Figueirense - 2

4º Varandinha - 2

Saltemos para o Grupo A

O Mindelense regressou, este domingo, à liderança isolada do grupo, desalojando os Travadores que estiveram 24 horas no 1º lugar.

Os encarnados de São Vicente foram à Boa Vista derrotar Juventude por 3-0. Bis marcou os dois primeiros golos ainda na primeira parte. No segundo tempo, Culay fixou o resultado final, para alegria do treinador Miki Medina que enalteceu a eficácia da equipa desta vez, algo que vinha faltando ao Mindelense.

Luis Neves, da Juventude, não teve receios em afirmar que sua equipa fez “um péssimo jogo.”

Antes, no sábado, os Travadores haviam goleado Santo Crucifixo por 4-0, jogo no Estádio Nacional, na Cidade da Praia. Sunday foi a figura do jogo ao marcar dois golos. Kelton fez o quarto. Pelo meio, houve um autogolo do central Elton.

O capitão dos Travadores, Richy, deu voz à satiafação dos encarnados e avisa que tudo está em aberto e que a equipa está determinada em chegar às meias-finais.

O Santo Crucifixo vinha de 11 jogos oficiais sem sofrer golos (entre competições regionais e o Nacional) até encontrar os Travadores. Foram cinco golos encaixados nos dois duelos com os encarnados. O médio Tucin falou em “muitos erros cometidos pela equipa”. O mau início, com um erro monumental do guarda-redes Vavá acabou por abalar a equipa, admitiu o experiente jogador santantonense.

Classificação Grupo A

1º Mindelense - 8

2º Travadores - 6

3º Santo Crucifixo - 4

4º Juventude - 4

Finalmente, o grupo B, onde o Vulcânico regressou às vitórias na recepção ao Belo Horizonte e reforçou a liderança isolada do grupo. Os foguenses estiveram a perder na primeira parte, mas conseguiram, no segundo tempo, dar a volta ao resultado acabando por vencer por 3-1. O jogo foi no sábado. Sota, Gato e Luisin fizeram os golos da equipa da casa. Yuyu marcou para os sanicolauenses.

Na outra partida do grupo, já este domingo, os Sanjoanenses conseguiram a primeira vitória no campeonato. A jogar em casa, os campeões de Santo Antão Sul venceram a Palmeira por 2-1 e responderam na mesma moeda ao desaire sofrido semana passada no Sal.

A equipa de Gunga Fonseca entrou forte, fez 2 golos num espaço de 18 minutos, por intermédio de Nadir e Djay. Ainda antes do intervalo, de penalty, Mike reduziu.

Com estes resultados, o Vulcânico fica com caminho aberto para garantir a passagem às meias-finais. Os campeões do Fogo são a a equipa com o maior numero de pontos conseguidos neste campeonato nacional.

Classificação Grupo B

1º Vulcânico - 10

2º Palmeira - 6

3º Sanjoanenses - 4

4º Belo Horizonte - 2

No próximo fim-de-semana o campeonato sofre uma pausa para dar lugar à 2ª eliminatória da Taça de cabo Verde

Jogos da 5ª jornada (03 e 04 junho)

Grupo A

Mindelense x Travadores

Juventude x Santo Crucifixo

Grupo B

Sanjoanenses x Belo Horizonte

Palmeira x Vulcânico

Grupo C

Figueirense x Académica

Morabeza x Varandinha

Lista melhores marcadores

Tchukin (Académica) - 4 golos

Sunday (Travadores) - 4 golos

Mike (Palmeira) - 4 golos

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar