10 de March de 2023
O peso de Paulino Vieira na Cultura Cabo-Verdiana também é inabalável pela sua obra, não pelas suas opiniões e Cesária Évora continua a ser uma figura incontornável da cultura cabo-verdiana. A posição é do Ministro da Cultura e Industrias Criativas, Abraão Vicente, que afirma que o Governo não se sente afetado pelas declarações recentes do músico compositor multi-instrumentista, que entre outras coisas defende que o sucesso de Cesária Évora condenou a música cabo-verdiana ao extermínio.
Na entrevista, concedida por Paulino Vieira, à Agencia Lusa, foi igualmente apontada a existência de um sistema que não deixou outros autores brilharem ou que a morna foi reduzida a algo denominado de pimbalhaço. O titular da cultura diz que não pode concordar com Paulino Vieira.
O Ministro da Cultura reitera igualmente que a candidatura da Morna, que é desde 2019 Património Cultural Imaterial da Humanidade, não foi baseada na história de Cesária Évora e sim na do Povo Cabo-Verdiano.
O Ministro da Cultura, Abraão Vicente, foi instado a comentar o assunto à margem da assinatura de um Protocolo com o Director Artístico do Kriol Jazz Festival e Produtor, Djô da Silva, apontado nas declarações de Paulino Vieira, mas que não quis comentar o assunto.
Programação