Cancro da mama: estatísticas apontam para uma taxa de incidência de 23,6 % por cem mil habitantes

30 Outubro de 2023

A+ A-

O INSP, Instituto Nacional de Saúde Pública, fecha o Outubro Rosa com um seminário que visa promover um maior envolvimento social para a luta contra o cancro e hoje, particularmente, o da mama.

As estatísticas apontam para uma taxa de incidência de 23, 6 % por cem mil habitantes. 69 casos diagnosticados em 2022. Número que a presidente do INSP considera preocupante.

O Cancro da mama é um dos cancros mais diagnosticados e o mais frequente entre as mulheres no pais, no ano passado 69 mulheres foram diagnosticadas com cancro mamário. O que corresponde a uma taxa de incidência de 23,6 por cento para cada cem mil habitantes. Dados que no entender de Maria da Luz Lima requerem alguma atenção.

O rastreio do cancro da mama, o diagnóstico oportuno … continuam a ser na ótica da PCA do Instituto Nacional de Saúde Pública o mais certo se evitar desfechos menos bons em casos de doença.

A prevenção do cancro da mama, com continua a ser uma aposta forte dos serviços de saúde enquanto complemento essencial para diminuir o número de casos da doença. Maria da Luz Lima deixa um alerta aos familiares de pessoas que já foram diagnosticadas com cancro de mama.

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Luta contra o Cancro da mama, o Instituto Nacional de Saúde Publica, marca o dia com um Seminário para promover atitudes e comportamentos saudáveis em relação ao cancro.

Ouça, em baixo, a noticia completa com jornalista Carmelita do Rosário

Pode Interessar

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Videos que pode Interessar