Cabo Verde sai do Grande Prémio de Marrocos com 6 medalhas e 2 atletas com mínimos para Paris 2024

13 de March de 2023

A+ A-

Já está de regresso ao país a equipa nacional que esteve a representar Cabo Verde no Grande Prémio Mundial de Atletismo Paralímpico, em Marraquexe, Marrocos.

Na bagagem a comitiva trouxe seis medalhas: quatro de bronze e duas de prata. 

As duas medalhas de Prata foram conquistadas por Jailson Correia e seu guia Isaías Moniz, nos 100  e nos 400 metros, classe T11, ausência total de visão.

Apesar dessas duas medalhas, Jailson Correia não conseguiu garantir os mínimos para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. O atleta de São Domingos, localidade de Rui Vaz, ficou a 29 milésimos de segundos de conseguir a marca que daria a qualificação. Fez 57 segundos e 29 milésimos… os mínimos tinham de ficar nos 57 segundos.

Ainda assim, Jailson ficou feliz, até porque conseguiu melhorar sua marca pessoal.

A outras quatro medalhas para Cabo Verde – todas de bronze - foram conquistadas por Marilson Semedo e Heidilene Oliveira. 

Os dois atletas já têm garantido os mínimos para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Heidilene já tinha conseguido a medalha de bronze nos 100 metros na sexta-feira. No Sábado, repetiu a dose, nos 200 metros.

Heidilene Oliveira, Classe T12, Baixa Visão. A velocista de São Vicente e seu guia Jailson Oliveira garantem mínimos nos 100 e 200 metros para as Paraolimpíadas de Paris.

Marilson Semedo também regressa a Cabo Verde com duas medalhas de bronze, no lançamento de Disco e no lançamento de Dardo. No dardo, não conseguiu superar a sua própria marca mas tem garantida a qualificação tanto para Paris 2024, como para o Campeonato do Mundo que é ainda este ano.

O Grande Prémio Mundial de Atletismo Paralímpico Marraquexe 2023, começou na passada quinta-feira, 09 de Março, e terminou no sábado. Cabo Verde participou com quatro atletas, só Carlos Araújo não conseguiu chegar ao pódio. O atleta de São Pedro, ilha de São Vicente, correu nos 100, ficou em quinto lugar, e 400 metros, quarta posição. 

A caravana nacional chegou à cidade da Praia esta madrugada.

Oiça, em baixo, a noticia completa com declarações dos atletas

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios