Cabo Verde regista em média uma morte por dia devido ao cancro

06 de February de 2023

A+ A-

Cabo Verde regista em média uma morte por dia devido ao cancro. O país tem adotado várias medidas para reduzir os casos da doença e aumentar a eficacia nos serviços de diagnostico e tratamento. Numeros avancados durante o ato cental do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro .

A luta contra o cancro não é tarefa facil, nem para os serviços de saúde, nem para os familiares e muito menos para o doente, ator principal nesta batalha.

O cancro está entre as 3 primeiras causas de morte em Cabo Verde, em média uma morte diaria ligada á doença. Só em 2021 360 caboverdianos perderam a vida por esta causa.

Um terço dos cancros pode ser evitado com a prevenção e outro terço curado, se detatado precocemente. Por isso, implementar estratégias apropriadas, com recurso á prevenção, deteção atempada e tratamento é fundamental.

O lema deste ano é "Por cuidados mais justos". E é precisamente isso que Cabo Verde tem feito, buscando colaboração e parcerias internacionais. O país vem implementado várias ações, entre os quais o projeto "Oncologia Cabo Verde" que já possibilitou um aumento de 80% das cirurgias oncológicas, 18% nas seções de quimioterapia e redução em 30% das evacuações para Portugal ligadas á doença.