25 Maio de 2022
Cabo Verde está a preparar um programa para fazer regressar quadros da diáspora. A informação foi avançada Secretário de Estado para a Inovação e Economia Digital durante a conversa aberta “Fuga de cérebros e consequências para o desenvolvimento da ciência em Cabo Verde”.
O evento faz parte da Semana Africana da Ciência organizada pela Embaixadora do Fórum Próximo Einstein, um programa Pan-africano voltado para a educação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática.
A representante do NEF em Cabo Verde espera gerar debate em torno do facto do pais investirem em quadros que muitas vezes vão estudar fora e não regressam, ou as formas de potenciar que esse Capital humano esteja no País e contribua para o seu desenvolvimento.
Anise Pereira acredita que além da falta de condições materiais e humanas muitas vezes a própria estrutura organizacional não está aberta a mudanças.
O Governo está a apoiar as universidades no sentido de incubar mais ideias que sirvam ao tecido empresarial e economia, caso da Bolsa Cabo Verde Digital.
O executivo está a desenvolver um programa também para diminuir a Fuga de Cérebros conforme o Secretario de Estado para a Inovação e Economia Digital, Pedro Lopes.
RTC Online, com RCV
Programação