12 Maio de 2023
O Governo defende que a postura do PAICV em relação ao reconhecimento por Cabo Verde da Integridade Territorial do Reino de Marrocos é equivocada.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, sublinha que a diplomacia não é estática e esclarece que mais de 20 países africanos já suspenderam ou retiraram o seu apoio à autodeterminação do Sahara Ocidental, também denominada República Árabe Saharaui Democrática, Território esse que quer a sua autodeterminação, mas que o Reino de Marrocos reclama para si.
O Governo diz encarar com estupefação as afirmações do Presidente do PAICV pelo facto do Primeiro Ministro ter afirmado reconhecer a integridade territorial do Reino de Marrocos. Para o PAICV esse reconhecimento representa uma mudança profunda na política externa de Cabo Verde e nos compromissos do país no seio da ONU já que, sublinha, que as nações unidas defendem a realização de um referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental, também denominada Republica árabe Saharaui democrática Rasd, Território esse que o Reino de Marrocos reclama para si.
De acordo com o Governo o PAICV parece ignorar que hoje grande parte dos países africanos retiraram ou suspenderam o seu reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática.
E mais Rui Figueiredo Soares relembra que a defesa do interesse nacional não se faz no abstrato, mas sim por ação e considerando o contexto real.
Programação