Cabo Verde ira contar com equipamentos de deteção de drogas nas embarcações - Ministra da Justiça

11 Maio de 2023

A+ A-

A Ministra da Justiça, anunciou hoje que Cabo Verde vai ter equipamentos de detecção de drogas nas suas embarcações. Declaração proferida a margem do ato de abertura de uma conferência sobre a criminalidade organizada transnacional que está a decorrer na Praia.

É que dados de um estudo apresentado hoje, na Praia, apontam que o uso da via marítima para o transporte da cocaína está a expandir e que Cabo Verde e Guiné-Bissau vêm sendo utilizados para fazer chegar a droga proveniente da América Latina à Europa.

O fenómeno da globalização acompanhado do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação têm ao lado de reflexos positivos, impactos negativos já que há maior facilidade de ligação entre os países de diferentes continentes, tendo contribuído para o aumento da criminalidade organizada transnacional.

No caso de Cabo Verde, os desafios são enormes e reclamam abordagens especiais por parte de todas as autoridades competentes como é caso da polícia judiciária. Frisa a ministra da Justiça, Joana Rosa.

É que estudos apontam que de 2020 a 2021 a produção de cocaína aumentou em 35% e o uso da via marítima para o seu transporte está em expansão, sendo a nível da África, Cabo Verde e a Guiné-Bissau os países mais utilizados para fazer chegar esse tipo de drogas à Europa. Daí que a Ministra da Justiça promete, sem indicar data, equipamentos para detecção de drogas nas embarcações, em jeito de dar combate ao tráfico de drogas nos nossos mares.

Declarações proferidas a margem da conferência sobre o combate à criminalidade organizada transnacional: com foco nos desafios das operações marítimas e portuárias, no quadro das comemorações do 30º aniversário da polícia judiciária, instituição que vem desempenhando em diversas ilhas do país, um papel crucial no combate sobretudo à criminalidade organizada desde a sua criação.

A conferência decorre na Praia durante o dia de hoje estando o encerramento previsto para as  17H30.

Pode Interessar

Videos que pode Interessar