11 Maio de 2023
Arrancou hoje na cidade da Praia a 3ª edição da CENA, Mostra Africana de filmes dirigidos por mulheres. Nesta edição haverá exibição de filmes, oficinas, e workshops dirigidos aos estudantes e uma palestra que vai abordar a temática produção de filmes.
Nesta mostra haverá na sessão oficial de estreia a exibição do filme Sambizanga que teve como atriz principal a falecida Elisa Andrade, ex-combatente da liberdade da Pátria.
A perspectiva desta 3ª edição de CENA é superar as duas edições anteriores e fazer a sempre melhor edição de sempre frisa a mentora do projecto, Chissana Magalhães que prevê um programa diversificado para o público.
Em termos de quantidade de filmes serão 16 filmes em exibição com destaque para o emblemático filme Sambizanga que foi protagonizada pela falecida atriz Elisa Andrade ex-Combatente da Liberdade da Pátria, o que para Chissana Magalhães é grande orgulho poder trazer este filme para ser apresentado aos cabo-verdianos.
Para amanhã haverá a exibição de filmes de realizadoras dos PALOP, Portugal e Espanha sendo que antes da exibição dos filmes haverá uma sessão de conversa sobre o futuro do cinema em Cabo Verde com a participação do produtor Pedro Soulé, cineasta Yuri Ceunick e moderação do sociólogo Redy Lima no auditório do centro cultural Português aqui na Praia.
Programação